RPSP.net

Reavivados Por Sua Palavra é um projeto que incentiva a leitura diária da Bíblia, promovendo o crescimento espiritual e o fortalecimento da fé.​ Lançado em 17 de abril de 2012, o projeto propõe a leitura de um capítulo da Bíblia por dia, seguindo uma ordem sequencial. A iniciativa é aberta a todos que desejam aprofundar seu conhecimento das Escrituras, independentemente de sua denominação religiosa.

Clique aqui e siga o canal RPSP.net no Whastapp para receber diariamente a meditação do capítulo.

Gênesis 1 / O começo de tudo

#RPSP 17/04/2025
Gênesis 1 / O começo de tudo

“No princípio, Deus criou os céus e a terra.” (Gn 1:1)

O primeiro capítulo da Bíblia não apenas narra como o mundo surgiu, mas revela o caráter e o propósito do Criador. Enquanto cosmogonias antigas atribuíam a origem do universo a conflitos entre deuses, Gênesis 1 apresenta um Deus que cria com soberania, ordem e intenção.

O versículo inicial em hebraico diz: בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים (Bereshit bara Elohim), “No princípio criou Deus”

A palavra בְּרֵאשִׁית (bereshit) é uma construção que carrega o sentido de “no começo de tudo”, mas também sugere algo contínuo, como um ponto de partida da história, não necessariamente um ponto fixo cronológico. Isso já indica que mundo e história são criações de Deus, e não o contrário.

O verbo בָּרָא (bara) é usado exclusivamente para ações divinas no Antigo Testamento. Nunca um humano “bara” algo. Ele sempre implica a criação do nada ou a formação de algo novo de forma absoluta, o que exclui a ideia de evolução naturalista ou de criação a partir de matéria preexistente.

O sujeito do verbo é אֱלֹהִים (’Elohim), um plural majestático, com verbo no singular. Essa estrutura aponta para um Deus único e soberano, mas com complexidade interna, antecipando, de forma velada, o conceito de pluralidade na divindade (usada novamente em Gn 1:26: “Façamos o ser humano…”).

Além disso, a expressão אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ (“os céus e a terra”) é um merismo hebraico, uma figura de linguagem que expressa totalidade por meio de dois extremos. Aqui significa: “todo o universo criado.”

Essa estrutura literária compacta, profunda e elegante, em apenas sete palavras hebraicas, já estabelece uma cosmovisão teocêntrica, distinta dos mitos politeístas.

Ao contrário dos relatos da criação encontrados em tábuas sumérias e babilônicas (como a Enuma Elish), Gênesis 1 não apresenta deuses violentos, ciumentos ou infantis. Apresenta um Deus que fala, organiza e vê que tudo é bom.

O paralelismo literário do capítulo, dias 1 a 3 formando os espaços e dias 4 a 6 preenchendo-os, é um padrão encontrado em muitas literaturas semíticas, mas aqui com uma teologia sublime.

Gênesis 1 é mais que um relato antigo. Ele responde a perguntas fundamentais:

  • Quem somos? Criaturas feitas à imagem de Deus.
  • Por que existimos? Para refletir o caráter do Criador.
  • A quem pertencemos? Àquele que fez tudo com propósito e amor.

Você reconhece Deus como o Senhor soberano sobre todas as áreas da sua vida? Ou tem vivido como se o “caos” reinasse?

Ore hoje pedindo a Deus que o Espírito recrie em você o propósito original da criação: refletir a imagem do Criador.l da criação: refletir a imagem do Criador.


Deixe um comentário