RPSP.net

Reavivados Por Sua Palavra é um projeto que incentiva a leitura diária da Bíblia, promovendo o crescimento espiritual e o fortalecimento da fé.​ Lançado em 17 de abril de 2012, o projeto propõe a leitura de um capítulo da Bíblia por dia, seguindo uma ordem sequencial. A iniciativa é aberta a todos que desejam aprofundar seu conhecimento das Escrituras, independentemente de sua denominação religiosa.

Clique aqui e siga o canal RPSP.net no Whastapp para receber diariamente a meditação do capítulo.

Gênesis 10 / As nações sob o olhar de Deus

#RPSP 26/04/2025
Gênesis 10 – As nações sob o olhar de Deus
“São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram espalhados os povos por toda a terra depois do dilúvio.” (Gn 10:32)

Gênesis 10 é conhecido como a “Tabela das Nações”, uma genealogia única na literatura antiga. Mais do que listar descendentes, o capítulo mostra como a humanidade, a partir dos filhos de Noé, se espalhou pela terra e formou os povos conhecidos no mundo bíblico.
Aqui, Deus não é apenas o Deus de uma família, Ele é o Senhor de todas as nações.

O capítulo divide-se em três linhas genealógicas principais, a partir dos filhos de Noé:

  • Sem – antepassado dos semitas (hebreus, arameus, árabes).
  • Cam – antepassado dos povos africanos e cananeus.
  • Jafé – antepassado dos povos indo-europeus (ilhas, litoral do Mediterrâneo).

Cada seção termina com a fórmula:
“Cada qual segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras e em suas nações.” (v.5, 20, 31)

Isso já antecipa a diversidade linguística que será explicada no evento de Babel (Gênesis 11). Ou seja, Gênesis 10 narra o “depois” do que Gênesis 11 irá explicar.

“Cuxe gerou Ninrode; este começou a ser poderoso na terra.” (v.8)
Ninrode é um personagem intrigante. A palavra גִּבּוֹר (gibbor) usada para ele pode significar “guerreiro” ou “homem valente”.
Ele é associado à fundação de cidades como Babel, Ereque e Acade, os centros da antiga Mesopotâmia.

Importante: Ninrode é o prototipo do líder que centraliza poder humano em oposição a Deus, o que será evidenciado em Babel (Gn 11).

A lista de Gênesis 10 contém 70 nomes de nações ou patriarcas, número que simboliza totalidade na Bíblia. (Veja também Lc 10:1, onde Jesus envia 70 discípulos, apontando para a missão universal.)

A “Tabela das Nações” não tem paralelo exato nas culturas do Antigo Oriente Próximo. Listas de reis ou cidades existiam, mas nenhuma combinava linhagem familiar, língua e território como em Gênesis 10.

Achados arqueológicos como a Lista Real Suméria e inscrições egípcias mencionam alguns dos nomes que aparecem aqui, como:

  • Mitsraim (Egito),
  • Assur (Assíria),
  • Sidom (Fenícia).

Isso confirma a preocupação bíblica em ancorar a história da humanidade num cenário real e conhecido pelos ouvintes antigos.

Deus conhece as nações. Cada povo, cada língua, cada território está sob Seu olhar.
A multiplicidade de culturas não é um erro, é uma expressão da criatividade divina.
Mas todas as nações são chamadas a se submeter ao plano de Deus.

Você reconhece que sua história pessoal faz parte de algo muito maior, a grande história da humanidade sob o olhar de Deus?

Ore hoje para que Deus abençoe as nações, e para que você seja instrumento dEle onde estiver.


Julio Cesar Ribeiro é pastor e professor. Possui graduação em Teologia, Especialização em Teologia Bíblica, Mestrado em Teologia Bíblica, Mestrado em Teologia Cristã e atualmente cursa programa de Doutorado em Teologia Bíblica.

Deixe um comentário